Profissionais Capacitados

O primeiro curso Agentes Ativos da Felicidade (PTV&OTV) foi realizado em Lisboa em 2013. Ao longo de 1 ano nossos alunos realizaram o curso básico, o curs avançado, supervisão e didáticas individuais. Assim sendo, estão credenciados a atuar como Agentes Ativos da Felicidade quer na área da saúde, educação, gestão ou comunidade de acordo com a área específica que o formando deseja desenvolver.

É com muita alegria que nós, autores e co-autores dos Agentes Ativos da Felicidade (PTV&OTV) apresentamos os primeiros formandos. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

António Cachulo Guardado – Médico

Depoimento sobre o curso Agentes Ativos da Felicidade (PTV&OTV)


Quando o homem deixou de deambular contente e nu, por entre o arvoredo, na colheita das amoras e pegou num pau ou numa pedra, porque teve MEDO de um outro animal, ainda que este estivesse cheio de mansidão, ou de outro homem que, distraído, nem o via, criou uma imensidão de problemas, angústias e ansiedades e iniciou-se num registo em espiral de posse. De posse de temores e de teres, como paus e fobias, pedras e manias, coisas de vestir e neurotizar, de usar e de agarrar, de comer e de sofrer e muito mais tarde de comprar, (quando trocou o valor de tudo isso, pela equação económica do preço que lhe dizem ser o disso mesmo) e que agora o afogaram num mar de tristezas e lutas sem fim e dessa forma ficou cheio de coisas, ou sem coisa nenhuma, mas quase sempre muito mais infeliz.
Com medo e amuralhado, perdeu muitas vezes a felicidade de ter ainda que só uma brecha, para ver o nascer do sol e assim ter alguma luz e foi definhando nos sonhos de criança, à medida que se dizia economicamente evoluído e muitas vezes intelectualmente avançado.
Nos campos da sua mente outrora férteis e cheia de animais, que eram de poder e carvalhos velhos que eram dos druidas, da mesma forma como o faz nas florestas tropicais, são arrancadas as arvores que só dão sombra, como se esta não fosse necessária e extirpadas as plantas cujas flores não sejam comerciais, como se estas não tivessem beleza e cor e é assim que ele vai ficando cada vez mais baço e cinzento.
Urge descobrir novas ou velhas caravelas e novas ou velhas rotas, que nos levem às novas Índias, sejam elas no Oriente ou no Ocidente do planisfério da consciência e que por aí adentro rompam, com os esporões das quilhas afiadas, as muralhas desse homem angustiado e deixem espaço à entrada das manhãs de primavera, para que, num espanto, e atordoado ele possa acordar de novo.
A marinhagem dessas novas naus, “ Os Agentes Ativos da Felicidade” não têm tarefa fácil, porque ele, coitado, já não sabe brincar e sisudo está desconfiado, mas como artesãos eles irão construir-lhe uma cabana de índio, no cimo daquela que for a sua mais alta árvore, que, por estar acima da floresta, dará para espreitar o sol direto e, como camponeses dedicados, vão ajudá-lo no plantio de flores e sonhos, dos mais formosos matizes, no espaço ainda estéril da sua mente tortuosa, que com carinho e alegria vai ser-lhe fertilizada, tornando-se fecunda em esperança e consequentemente aberta à hipótese de ser feliz.
Neste contexto, a Psicoterapia Trajetória de Vida e as Oficinas Trajetórias de Vida são almanaques como os do Hortelão, que nos dão as orientações necessárias ao bom plantio do alfobre e para o que é só preciso ter conhecimento, engenho e arte quanto baste, na preparação da terra arável e no manuseamento das sementes, que, se bem selecionadas e com carinho e alegrias lançadas naquela estufa mental, só podem florir em sonhos limpos e cristalinos de felicidade luminosa, para bem do universo, pegando logo e fortemente, como quando se pega de estaca.

Mini Currículo

Licenciou-se em medicina, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, é Especialista em Medicina do Trabalho.
Outras Formações: Higiene e Saúde do Trabalho, Gestão Geral, Gestão de Recursos Humanos e Administração Empresarial, Peritagem Médico-legal em reparação do dano em Direito Civil.
Acupunctura, Auriculoterapia, Homeopatia, Homotoxicologia, Iridiologia e Hipnose Clinica.
Formação Profissional ” Desenvolvimento Transpessoal / Consciência e Espiritualidade ” do Instituto de Psicologia Aplicada.
Desenvolveu a sua atividade como Profissional Liberal de Medicina no seu Consultório particular na cidade da Figueira da Foz, que montou com recurso a Terapias Integrativas e onde trabalha desde 1986.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Maria de Fátima Fiel do Carmo Glórias Ferreira – Médica

Depoimento sobre o curso Agentes Ativos da Felicidade (PTV&OTV)

A formação que obtive nesta área veio aumentar o meu entendimento sobre a consciência de sermos capazes de viver plenamente a vida. De certa forma permitiu-me ter acesso e conhecimento a “ferramentas” que me permitissem com mais qualidade passar essa mensagem a todos aqueles que necessitam de ajuda para encontrarem um caminho de vida em plenitude e Paz.
É conseguirmos passar uma mensagem de Esperança e de Amor encontrando na Gratidão e no Perdão ferramentas que nos permitam enfrentar os obstáculos que todos nós encontramos no nosso caminho e que tantas vezes nos parecem impeditivos de continuar, fechando-nos na solidão, ressentimentos e sentimentos negativos.
Esta aprendizagem permitiu-me desenvolver uma terapia e utilizá-la para ajudar a que os outros se superem e encontrem um Caminho de Vida Feliz.

Mini Currículo
O meu percurso profissional esteve sempre ligado às pessoas quer na saúde, quer no seu bem estar biopsicossocial. Porque a saúde não é estar somente bem fisicamente, tive desde sempre a preocupação de tudo fazer para que as pessoas se pudessem sentir bem e felizes. E porque na maioria das vezes, a felicidade é feita por nós, preocupei-me em alargar a minha área de Medicina, a outras áreas tais como a Hipnose Clinica (tenho o Mestrado), o Reiki (tenho o 3º nível) e a Meditação (tenho formação).
Pratico Yoga e a Meditação.

Tlm: (+351) 927 570 502 | email: mfferreira.al@gmail.com 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ana Matos – (Gestora & Executiva) Atuação em Coaching

Depoimento sobre o curso Agentes Ativos da Felicidade (PTV&OTV)


Quero iniciar com uma metáfora para ilustrar meu percurso.

A gaivota e o arco iris
Uma gaivota voava numa fabulosa bruma de outono,
Quando, aos seus olhos, viu formar se um arco iris.
Assombrada com o que pensou ser uma entrada para o céu,
Lançou-se em sua perseguição.
Porem quanto maiores eram os seus esforços para alcançá-lo,
Mais fugia o insólito fenómeno, até que por fim, a gaivota caiu no chão exausta.
E naquelas circunstâncias limite, ouviu se uma voz misteriosa:
– da mesma forma que o arco íris é uma condição de quem o observa e não uma realidade,também o é o vosso mundo com todas as cores e formas.

Tudo depende das condições do observador e delas surgem, o que chamamos realidade.
Entas subitamente, a gaivota percebeu que tinha, por fim, alcançado o arco iris.
Há força dentro de mim
Perguntar “como estás?” Passou a ser nos nossos dias uma perguntar mais do que banal e nada tem a ver com a vontade de saber como está verdadeiramente aquela pessoa.
Procuramos, assim, de forma lógica e rápida iniciar uma conversa.
Vamos, agora, imaginar por uns segundos que me encontro num momento de incertezas, dúvidas e de tristeza. E continuando, a imaginar esse momento, alguém me pergunta “estás bem?” acompanhado por um olhar de carinho e subitamente, se aproxima e te dá um abraço de mais de 5 segundos…
Nesse momento, todas as barreiras racionais se diluem e abro a porta do meu lado emocional.
O equilíbrio entre os meus 2 lados, encontrar coerência entre o mundo do trabalho e o familiar, entre o que pensamos, fazemos e sentimos, sem dar conta que estas 3 dimensões encontram se em cada momento cobrando em mais ou menos protagonismo segundo o contexto ou o nosso estado espirito.
Sem dúvida, o ritmo vertiginoso em que a nossa vida se encontra, onde os resultados devem aparecer a curto prazo sem considerar o impacto tremendo que produz na nossa esfera emocional, tornamo-nos nós mesmos, bombas-relógio.
A nossa autenticidade é posta a prova.
Propomo-nos imitar a eficiência de uma máquina e não queremos saber ou entender que cada ser humano vive impregnado de emoções.
Esta qualidade que nos faz únicos, que nos permite perceber a realidade de outra maneira!!
Pois bem, no meu percurso tomei consciência do meu lado emocional, tão importante como o racional, juntos fazem de mim uma unidade, uma pessoa inteira e feliz.
Contudo, este caminho de procura de equilíbrio foi complicado, difícil e doloroso.
Repeti muitas vezes para mim mesma “o sofrimento não te mata torna te mais forte” sem saber muito bem porquê…surgiram muitas perguntas e o ” porquê eu?” Destacou se, por fim.
Sempre uma gestora de sucesso com projetos concluídos com resultados fantásticos, completamente perdida por sentir que ” algo” faltava na minha vida,
A ironia é que tendo chegado ao topo, por ser excelente no pensamento estratégico, não conseguia encontrar o que estaria certo para a minha vida!!
E um dia, num curso da PTV&OTV descobri que estava a fazer muitas coisas erradas, e devia começar por colocar a pergunta certa a mim mesma ” quem sou eu?”
E comecei a minha viagem de descoberta, fui ” acompanhada” por essa pessoa maravilhosa que é a psicóloga Marisa que me mostrou o quanto eu sou poderosa e perfeita, como só a minha mente consegue ser.
Tudo o que pensei sobre mim mesma como pessoa física tem o seu equivalente dentro de mim, eu sou uma fonte inesgotável de energia,
Dentro de mim, existe um universo de possibilidades, sem limite. E ao fazermos este percurso profundo de experiência mental, descobri o meu propósito de vida, tudo se tornou mais nítido e preciso.
Hoje, posso afirmar que encontrei a minha força interior. Aceitei as minhas emoções. Sou mais forte.
Hoje, tenho uma força dentro de mim, um poder mental para poder encarar os desafios da vida tirando partido de todos eles, maus ou bons.
Hoje, vou trabalhar para conseguir o melhor para mim mesma e para todos os que me rodeiam.
Todo o universo tem um propósito e hoje o meu é, “a tranquilidade de saber quem sou…”
Eu sou…o infinito

Contato Tlm. 00351 914147256 

 

 

 

 

 

 

Maria do Rosário – Economista

Depoimento sobre o curso Agentes Ativos da Felicidade (PTV&OTV)


Ser agente Ativo da Felicidade (Ptv&OTV) é poder “alavancar” a vida de muita gente. Parabéns à Marisa por ter reunido o melhor de dois mundos (transpessoal e positivo), com uma receita aparentemente simples mas muito eficaz.

Mini Currículo
Licenciada em Direito pela FD da Universidade de Lisboa, em 1978, onde também foi monitora, Mestre em Sociologia pela Universidade Nova de Lisboa, em 1996, dirigente de nível superior desde 1999, no sector público, onde fez o essencial do seu percurso profissional, tendo publicado artigos, participado em seminários, dado formação e publicado um livro sobre Controlo e Avaliação da Gestão Pública.
Aos 55 anos decidiu redirecionar a sua vida profissional para o que considera essencial: o desenvolvimento pessoal. Neste novo caminho que decidiu trilhar a Psicologia Transpessoal (é hipnoterapeuta certificada) e a Psicologia Positiva (é mestranda no EMAPP do ISCSP) têm norteado as suas escolhas em matéria de conhecimentos e competências adquiridas e de actividade desenvolvida.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ana Davi Sofia – Psicóloga

Depoimento sobre o curso Agentes Ativos da Felicidade (PTV&OTV)


Olá, sou a Ana David.
Tive a graça de, há uns atrás, passar por um acontecimento de vida doloroso e profundamente sofrido, contudo mágico. Confrontei-me com a minha escuridão, com as profundezas do meu ser, lutei arduamente contra os meus demónios, morri cem vezes e, finalmente, despi a pele que me aprisionou quase toda a minha existência e renasci. Aprendi a Ser. Experienciei o amor incondicional por todos os seres e por mim própria, a serenidade de contemplar e de existir, percebi que o momento presente é uma dádiva e aprendi a saboreá-lo sem passado nem futuro, o aqui e agora. Foi também nesta altura que conheci as essências florais e desde então tenho trabalhado com elas e têm sido um instrumento valioso no meu crescimento pessoal e no daqueles que procuram a minha ajuda.
Esta foi a minha experiência, foi preciso algo totalmente destruidor para que a aprendizagem pudesse entrar sem resistências, mas acredito que outros poderão crescer pessoal e espiritualmente, não pela via do sofrimento, mas pela via do amor. 

Desde então, toda a minha evolução profissional se tem desenrolado no sentido de conhecer técnicas que me levem mais fundo no autoconhecimento e entendimento de mim própria com o objetivo de ajudar também os outros a encontrarem as suas respostas, o seu sentido para a vida e a percorrerem os seus caminhos. Recentemente descobri a Psicoterapia Trajetória de Vida, uma técnica que nos leva ao encontro do melhor de nós e que nos ajuda a crescer e a evoluir pela via do amor, do perdão, da gratidão e das experiências positivas da nossa vida. Foi através da PTV que consegui enfim encontrar paz em relação a umas das questões mais primordiais da minha existência, consegui atingir um entendimento sobre algo que me atormentou desde sempre, encontrei empatia, perdão e gratidão, resignifiquei o meu passado e dei um novo rumo ao meu futuro. Há coisas fáceis de entender intelectualmente, mas que demoram tempo a entender com o coração que, de facto, só são entendidas quando são sentidas e experienciadas.
Espero que todos possam experienciar nas suas vidas Paz e Iluminação. Se sente que a PTV o pode ajudar neste caminho seja bem-vindo e desejo-lhe desde já Boa Viagem pelo caminho do autoconhecimento, da evolução pessoal e espiritual e da vivência desta dádiva que é a Vida!
“Quem olha para fora, sonha. 
Quem olha para dentro, desperta.”
(Carl Gustav Jung)

Mini Currículo

Licenciada em Psicologia Clínica e do Aconselhamento (Universidade Lusófona). Formação Pós-Graduada em Terapias Comportamental e Cognitiva (APTCC). Curso Avançado em Desenvolvimento Transpessoal, Consciência e Espiritualidade (ALUBRAT/ISPA). Pós-Graduação em Psicologia Positiva Aplicada (ISCSP). Terapeuta Floral nos sistemas de Bach e PHI. Curso Agentes Ativos da Felicidade – PTV/OTV.

Contacto: +351 966571817 ou +351 913164500 | Email: a17david@hotmail.com

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Luísa de Sousa Carreiros – Psicóloga

Depoimento sobre o curso Agentes Ativos da Felicidade (PTV&OTV)

O meu percurso profissional passou pela intervenção em diferentes áreas, desde crianças e jovens em risco, saúde mental até à atualidade em que faço o acompanhamento de famílias e indivíduos em contexto de exclusão social. Neste percurso, encontrei quase sempre nas psicoterapias, um denominador comum, que se centrava no longo tempo de acompanhamento e baseadas em princípios rígidos para alcançar o efeito terapêutico desejado.
Nesta sequência, nasce uma busca, que se focou num primeiro contacto, com a Psicoterapia Trajetória de Vida (PTV). Uma paixão que se foi intensificando com a caminhada ao longo desta formação. Iniciou-se com o Curso Básico e de seguida o Avançado, contribuindo para novas aprendizagens e o cimentar de conceitos desta terapia breve, composta por 8 sessões, onde são utilizadas técnicas da Hipnose Clinica e conceitos assentes na investigação sobre Psicologia Positiva. De seguida, percorri a Via das Didáticas, em que vivenciei todos os passos de todas as sessões, permitindo descobrir e consciencializar-me do melhor da minha vida, estabelecer metas e objetivos e até Ressignificar positivamente a própria vida, contribuindo para a integração de todas as minha vivências e descoberta de potencialidades. Foi uma viagem fantástica, que posso concluir ter sido de crucial relevância, para dar um salto quântico no meu percurso de vida, no sentido de determinar uma mudança positiva e contribuindo para o equilíbrio psicológico, essencial para um terapeuta. A importância de ter passado por todas estas vivências, tem facilitado o trabalho enquanto profissional. E por fim, outra etapa, muito importante para finalizar a formação, a SUPERVISÃO, onde permitiu partilhar as emoções sentidas ao longo das sessões de PTV, orientadas de forma brilhante pela Dra. Marisa Oliveira, que pela sua vasta experiência, soube transmitir de forma clara e com uma alegria contagiante, os seus conhecimentos e ensinamentos.
Após cumpridos todos os passos da Formação, ser Agente Ativa da Felicidade significa sentir que se pode contribuir para esta mudança de paradigma, que se espera do novo Homem, no sentido da expansão, através de uma sementeira que começará no individuo e fluirá para comunidade. Com este percurso, estou extremamente grata aos Autores e Co-autores desta terapia pioneira e me honra passar a ser uma das Agentes (no Ativo) da Felicidade.
Já iniciei a minha caminhada como Agente Ativa da Felicidade, mais precisamente na PTV, com mulheres residentes nos Bairros Sociais, onde trabalho como psicóloga clinica. Estas mulheres, caracterizam-se na sua essência, pelas fragilidades da exclusão social e do que lhe é inerente, como o desemprego, a delinquência dos filhos/companheiros, a violência doméstica, a baixa escolaridade e a sobrecarga da responsabilidade da família. É neste contexto que exerço o meu trabalho, que tem sido uma verdadeira descoberta com a PTV e com a ajuda preciosa que foi a Supervisão. O salto quântico que se manifestou ao longo das minhas Didáticas, é evidenciado também em mulheres que nunca souberam o que era um abraço sentido e hoje já se abraçam e verbalizam que se amam. De facto, só se pode dever à forma como a PTV intervém em cada individuo, de forma a potenciar essa transformação, apelando ao que cada um tem de melhor, resultando daí mudanças, que influenciem a comunidade envolvente. Ao contrário de outras terapias mais longas, em que estas, acabam por desistir. Com a PTV os resultados são visíveis e interiorizados, com um efeito residual mais prolongado como refere o Professor Mário Simões e como diria Martin Seligman, isto é o florescimento.
Pretendo continuar a minha intervenção com a PTV como Terapeuta da Felicidade, pela minha formação enquanto psicóloga clínica e pela necessidade sentida no próprio local onde exerço (Bairros Sociais), mas posteriormente, expandir à comunidade, assim como trabalhar no privado.

Mini Currículo

Psicóloga Clínica pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada e formação na área do Desenvolvimento Transpessoal. Agente Ativo da Felicidade como Terapeuta da Felicidade
Trabalhou de 1988 a 2007 no CASPisão, na área de Saúde Mental, tendo implementado o Serviço de Psicologia e no CAT Tercena com crianças e jovens em risco. Desde 2007, através de um Protocolo entre a Segurança Social e a SCMCascais, faz o acompanhamento de famílias em contexto de exclusão social, intervindo ativamente na comunidade envolvente e aplicando nalguns contextos, a PTV e a OTV.

luisa.carreiros@gmail.com | Tlm 914 365 611 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Helena Oliveira – Psicóloga

Depoimento sobre o curso Agentes Ativos da Felicidade (PTV&OTV)

Desde sempre a minha filosofia de vida esteve ligada à espiritualidade, ao voluntariado e ao autoconhecimento na descoberta da verdadeira essência do SER.
A psicologia surge neste âmbito e as crianças com quem sempre trabalhei têm-me ajudado a ser quem sou, num mundo mágico onde cada problema se transforma para dar lugar ao lado mais luminoso da magia.
Transforma-se chuva em arco-íris, choros em sorrisos, brigas em desenhos que dão lugar a lindas pinturas e abraços que se tornam terapêuticos.
Mais tarde surge na minha vida a meditação e o yoga permitindo o equilíbrio, corpo, mente e espirito, numa busca de bem-estar interno, a felicidade.
A vida ecoou no universo e eu escutei-a, esse foi o real sentido da tomada de consciência neste processo de descoberta interior. O amor. A descoberta do amor incondicional. Abri a caixa dos segredos e dei lugar ao bem-estar interior, permiti-me SER apenas, numa busca constante da minha essência. Essência, essa, vivida na plenitude de SER. SER, apenas. Foi o que decidi fazer e aceitar, confiando no sentido e no desafio estabelecido por mim para um reencontro da alma. Uma essência que saudava a energia sentida no momento do aqui e agora, quase como um encontro da minha alma que viveu, reviveu e renasceu. Escolhi pensar positivo, escolhi ser FELIZ. Este resgate foi vivido numa melodia intensa presenteada pela sublime arte de ser quem sou.
Na Psicoterapia Trajetória de Vida deixei-me levar, escutando apenas a voz do coração. O que teria ele para me dizer? Desci escadas, subi escadas e viajei até ao âmago do meu ser, buscando essas respostas escondidas no inconsciente da alma. Contemplei. O bem-estar na relação com a vida, o perdoar e a gratidão fizeram parte deste processo de metamorfose constante. Transmutei o medo e ativei o brilho da minha essência, aquele que a minha alma pedia. A gratidão é infinita e passa a fazer parte de cada instante, o amor, esse, é uma dádiva. A Via Jubilosa foi-nos apresentada de forma sublime, momento em que o foco esteve sempre nas emoções positivas. Foi um recuar no tempo, às lembranças prazerosas desde a infância até à vida atual, de modo a tomar consciência do otimismo aprendido através das interpretações que fazemos nas situações do dia-a-dia. Foi esse potencial que senti em mim durante todo este processo, uma leveza no SER, uma plenitude e vontade de fazer crescer toda a criança e adulto que me procura enquanto terapeuta.
Em PTV o paciente encontra-se consigo mesmo num processo de autoconhecimento que até ali permanecia escondido até dele mesmo. Há um sentido de mudança e de ver a vida de forma mais positiva.
Em OTV, as crianças sorriem com a descoberta que vão tendo das suas conquistas na magia do seu mundo ainda inocente.
As estrelas foram a minha casa imaginária, o brilho emanado por elas foi a luz do meu caminho, permitindo-me ver melhor, sentir mais e ser eu mesma, neste reencontro da alma, onde o estado emocional operou a minha mudança de consciência, como dizia Carl Jung.
A vida é um arco iris e nós somos os pintores. Eu pintei a minha realidade numa tela, expressando a minha capacidade de acreditar na esperança do Devir. Intitulei a obra de arte como: A capacidade de SER Feliz!
A Psicoterapia Trajetória de vida permite-te um autoconhecimento mágico, um encontro contigo onde o desconhecido se torna conhecido e o sorriso interno transborda a felicidade expressa na alma.

Mini Currículo

– Licenciada em Psicologia Clínica e de Aconselhamento (Universidade Lusófona).
– Mestre em Psicologia, Aconselhamento e Psicoterapias (Universidade Lusófona).
– Pós-graduação em Gestão de Conflitos (Universidade de Cádiz)
– Curso Avançado em Desenvolvimento Transpessoal, Consciência e Espiritualidade (ALUBRAT/ISPA).
– Curso Agentes Ativos da Felicidade – PTV/OTV.

Tel.: (+351) 966879536 | helena.santosoliveira@gmail.com | oliveiramh@hotmail.com

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Paula Nogueira – Psicóloga

Depoimento sobre o curso Agentes Ativos da Felicidade (PTV&OTV)
O 1º Curso Avançado em Agentes Ativo da Felicidade surge enquanto opção de formação como um elemento aglutinador de toda a minha experiência profissional, nomeadamente, na procura de integrar diferentes posicionamentos teóricos e opções metodológicas enquanto psicóloga.
Ainda na minha formação académica em psicologia a opção pela clínica surge motivada pela forte questão da psicoterapia, embora procurasse, desde início, encontrar opções ligadas à intervenção na comunidade que se afastassem do modelo psicopatologizante. A passagem pela neuropsicologia após licenciatura surgiu como tentativa de compreender melhor a dicotomia corpo/mente; cérebro/ mente, entre outros Estados Modificados de Consciência que não tivessem origem em traumatismos ou substâncias psicoactivas. Fascinaram-me em termos teóricos os contributos de autores como Maslow, Erickson, Carl Rogers, a ausência de Jung (procura individual e solitária) enquanto que no campo metodológico procurava integrar metodologias quantitativas e qualitativas, tendo progressivamente optado pelas metodologias naturalistas/ecológicas, nomeadamente, o inclusão do método Etnográfico. Contudo, nunca optei por uma área específica de especialização em psicoterapia devido à insatisfação profunda que sempre me acompanhou, uma vez que nenhuma abordagem por si só é integradora da complexidade da realidade da pessoa que procura ajuda psicológica/emocional e se centram em exclusivo apenas nos problemas/ deficits ou apenas nas soluções.
Em suma, o meu percurso profissional tem sido caracterizado por um ecletismo teórico/metodológico com o intuito de adaptar a prática clínica às características/problemáticas que têm vindo ao meu encontro e não o contrário tentar “encaixar” a “minha psicologia clínica” nos(as) pacientes. Sucessivas vezes, surgiram pacientes com quadros clínicos complexos que a ciência positivista enquadra na tradicional psicopatologia e que estão longe do diagnóstico correto, por não terem em conta uma abordagem holística da pessoa.
No que concerne ao meu processo pessoal e profissional foi muito interessante a sequência em que surgiu a Psicoterapia Trajetória de Vida / PTV . Esta surgiu como a abordagem que sintetiza o meu percurso de vida, incluindo as diversas áreas (desenvolvimento pessoal, família, trabalho…).
O meu primeiro contacto com a Psicoterapia Trajetória de Vida / PTV e a Oficina Trajetória de Vida /OTV, foi uma espécie de dejá vu em alguns momentos, foi quase um baptismo, afinal há um nome/sessão para cada experiência/vivência. O fato de serem inspiradas na tradição humanista e holística, onde a transdisciplinaridade e a integração surgem como uma vocação, incluindo como objecto de estudo entre outros o espectro da Consciência como fator para o autodesenvolvimento e transformação foram argumentos de peso para a decisão de tirar o curso.
Trata-se de uma psicoterapia breve que abarca 8 passos:
1– Anamnese positiva ou Via Jubilosa / optimismo aprendido; 2-Futuro Imaginado; 3-Memórias corporais: o corpo fala; 4– A Resiliência; 5– Perdão e Gratidão; 6– Metamorfose; 7– Reciclar positivamente o passado e o 8– Resignificar positivamente a vida. São os oito passos com vista à obtenção do equilíbrio entre a razão e os afectos (o trabalho emocional deve ser breve e adaptado à realidade atual).
É uma psicoterapia que incluiu abordagens psicoterapêuticas como a psicanálise, terapias cognitivo-comportamentais, terapias regressivas. A Psicoterapia Trajetória de Vida assenta nos pressupostos da Psicologia Positiva que tem como o principal autor Seligman,M. que aponta quatro dimensões a integrar: o compromisso; os relacionamentos; a missão de vida e a realização, com enfoque nas soluções, em conceitos como Resiliência, Crescimento Pós-traumático, Bem-Estar Subjetivo positivo, entre outros. Todas as sessões apresentadas nesta psicoterapia têm em comum partirem da experiência/vivência individual e intransmissível para a compreensão da realidade, em detrimento do conhecimento meramente cognitivo/conceptual. Todas têm como fio condutor a possibilidade de experimentar níveis distintos de consciência de acordo com a maturidade do momento e a fase de vida de cada um(a)..
“Um admirável mundo novo” ao longo desta jornada formativa enquanto psicoterapeuta dei alguns passos para a minha transformação pessoal, através da consciencialização do processo de desenvolvimento transpessoal, sobretudo quando deixei de estar limitada ao processo de racionalização, abdicando dos papeis habituais, não procurando o porquê das coisas, permitindo-me viajar e deixar fluir as experiências. Permitindo-me compreender que o psicoterapeuta não passa em qualquer momento de um facilitador do seu autoconhecimento e do conhecimento do outro, um verdadeiro encontro de psiquê no sentido etimológico do termo. Que o que e importa é ter os nossos valores alinhados com os nossos objetivos e missão de vida, contribuindo desta forma para a co-construção de um mundo melhor.

Mini Currículo

 

Licenciatura em Psicologia, na área de Psicologia Clínica, pelo I.S.P.A.
Mestrado em Psicologia – Psicologia do Comportamento Desviante: Violência, Crime e Vítimas.
Especialização em Igualdade de Género Curso de Formação Profissional de Públicos Estratégicos
1º Curso Introdução ao Focusing de Eugene Gendlin– Cor-po, Escuta e Presença., SPPE.
1º Curso Avançado em Agentes Ativos da Felicidade. Psicoterapeuta em Psicoterapia Trajetória de Vida e Oficina Trajetória de Vida, sob supervisão dos autores Doutora Marisa Oliveira e Professor Doutor Mário Simões.
Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Desde 2000—Diretora Técnica de IPSS— Centro de Dia e SAD

Contatos: Tlm: +351 965 868 732 | e-mail: nogueira_paula@hotmail.com |

Skype: nogueira_paula

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sandra Maria dos A. Alves Ferreira – Terapeuta Foral e Coching em Psicologia Positiva

Depoimento sobre o curso Agentes Ativos da Felicidade (PTV&OTV)


Os cursos da PTV&OTV realizados em Portugal permitiram-me fazer uma experiencia em áreas já anteriormente experimentadas contudo numa amplitude e dinamismo académico muito superior. Foi muito gratificante poder desenvolver as variadas técnicas dos conteúdos programáticos sendo que foi na psicoterapia trajetória de vida nas consultas programadas que encontrei recursos de apoio extraordinários que sem dúvida alguma vão contribuindo diariamente na minha atividade profissional como terapeuta.
Na OTV mais uma vez vejo contributos de apoio no trabalho diário como diretora do Centro como uma ferramenta de grande utilidade e adaptabilidade.
Como evolução pessoal senti novamente um impulso e um agradável interesse, para mim o conceito positivo e de felicidade faz parte de um padrão de ADN, logo mais do que ser positivo ou feliz é rir com a alma e como AAF consigo Rir com a Alma.
Quero agradecer à Psicóloga Dra. Marisa Oliveira por este projeto magnífico e desafiador que nos transporta para algo mágico e maravilhoso.

Mini Currículo

erapeuta/Formadora Registered Practitioner no Bach Foundation, The Dr. Edward Bach Centre. Certidão de Aptidão Profissional (CAP) Certificado EDF n.º 489622/2009 DG Licenciada em Educação Mestranda de Politica Social Mestranda do Executive Master em Psicologia Positiva na UL- ISCSP
Prestando atualmente consultas de Terapia Floral, conjuga esta atividade com a vida diária de empresária (diretora de um centro de atividades psicopedagógicas e de saúde) e em horário completo.
Entre os anos 1987 a 1993, fui professora de ensino especial e posteriormente entre 1993 a 2008 fui Diretora e diretora pedagógica de uma escola particular inserida nos Estabelecimentos do Ensino Particular e Cooperativo.

 

e-mail: sandra.alves@netcabo.pt | Tel: (+351) 914 589 093 | www.ideiafix.eu | https://sites.google.com/site/sandraanjoluz

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

José António Neves Ferreira  – Advogado

Depoimento sobre o curso Agentes Ativos da Felicidade (PTV&OTV)


Os cursos da PTV&OTV realizados em Portugal permitiram-me tomar a experiencia de um novo processo de desenvolvimento pessoal unindo a psicoterapia trajetória de vida com a hipnose, resultando dessa união um procedimento prático e coerente no desenvolvimento da pessoa. Por outro lado esta psicoterapia quando voltada para os grupos na vertente da oficina trajetória de vida, potencia o outro a descobrir o que tem de melhor e como ultrapassar os momentos menos bons transformando-os em momentos de aprendizagem e crescimento pessoal e comunitário.
Com a PTV&OTV sinto que cresci enquanto ser humano e tomei consciência do meu objetivo de vida.
Agradeço à psicóloga Marisa e aos Professores Mário Simões, José António Ribeiro, Helena Marujo e Luís Miguel Neto, as asas do saber que sobre mim pairam,

Mini Currículo

Licenciado em Direito Mestrando de Executive Master em Psicologia Positiva Aplicada, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Politicas da Universidade de Lisboa
Conjugando atualmente a atividade de Advogado com a vida de Empresário, fui antes e durante cerca de 30 anos, oficial da Marinha Portuguesa .
Atualmente a frequentar o terceiro semestre do Executive Master de Psicologia Positiva Aplicada.

 e-mail: neves.ferreira@vodafone.pt | www.ideiafix.eu | Tlm: (+351) 917 330 991

 

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Helena Pinto Cardoso  – Terapeuta e Coach em PNL

Depoimento sobre o curso Agentes Ativos da Felicidade (PTV&OTV)


Ser Agente Ativo da Felicidade é tomar consciência de que se é capaz de viver a vida de modo amplo e pleno e sentir que vale a pena ser vivida. É encontrar na Gratidão, no Perdão, na Esperança e no Amor as ferramentas para enfrentar e transpor os obstáculos com que nos vamos deparando ao longo do nosso caminho. É aplicar estas aprendizagens aos outros, ajudá-los a descobrir e a utilizar estas ferramentas através da terapia para que também eles gradualmente se superem e se sintam parte plena deste caminho a que chamamos Propósito de Vida Feliz.

Mini Currículo

Mestranda no Executive Master em Psicologia Positiva Aplicada, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa.
Diretora de Recursos Humanos, numa empresa franco-portuguesa.
Dinamização de espaços de Pediatria em Hospitais e Centros de Saúde
Especialização em Conservação e Restauro de Mobiliário, que me deu base para a materialização do projeto “Old Goes Chic”, que criei com a minha filha, e que consiste no restauro e na transformação de mobiliário, objetos e espaços, dando-lhes nova vida, acrescentando valor à sua memória. Com este projeto, pretendo promover o upcycling e fomentar os valores da preservação do nosso planeta e consequente bem-estar social e emocional.

 

Telm.: (+351) 967079128 | helenapintocardoso@gmail.com

 

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Rosa Lima  – Coach em Psicologia Positiva

Depoimento sobre o curso Agentes Ativos da Felicidade (PTV&OTV)


Agente da Felicidade é ser agente da mudança. Partilhar e despertar nas pessoas a importância do valor humano, foco no que realmente importa. A felicidade e a satisfação com a vida estão ao alcance de todos, no entanto, nem sempre o ser humano está desperto para gozar em pleno os momentos de felicidade que brotam na sua vida.
A minha convicção é que a abordagem da Psicologia Positiva vai beneficiar o “Eu e o Outro” ao concentrar os seus estudos e pesquisas na felicidade, nas emoções positivas e no bem-estar em geral. Por outro lado, a proposta da Oficina Trajetória de Vida (OTV) vem dar resposta ao Ser enquanto individual e à comunidade, quando põe em prática as “Consultas Programadas & Encontros das Oficinas”:
Via Jubilosa, ao levar o indivíduo a tomar consciência que o otimismo pode ser aprendido; Técnica Progressiva, quando o individuo cria imagens mentais do seu futuro; Técnica Baseada na TRV, quando o paciente recicla positivamente o passado para que possa lidar com o seu presente e ao mesmo tempo abraçando os projetos do futuro; O Corpo fala, partindo para uma melhor relação com o corpo; Resiliência, quando se motiva o indivíduo a lidar com as adversidades da vida; Perdão e Gratidão, onde o paciente perdoa-se e perdoa o outro; Metamorfose, onde se prepara o paciente indivíduo para que decisão tomar quanto ao seu futuro e por fim o Resignificar a sua Vida, onde com uma nova resignificação de pensamentos e comportamentos o indivíduo é capaz de criar o seu próprio caminho e escolher um tipo de vida mais positiva onde está atento ao seu potencial e ao seu florescimento.
Assim, o indivíduo vai utilizar os recursos adquiridos nas consultas projetando na sua vida uma comunicação mais eficaz consigo e na sua comunidade, ganhando mais equilíbrio na sua vida e consciência que é possível uma vida melhor.

Mini Currículo

25 anos de experiência em Gestão e Liderança de Equipas na organização AstraZeneca. Coach – Formadora.
Recentemente, envolvida em projetos e eventos como Formadora e Speaker:
Contributo da Psicologia Positiva – Como cultivar o otimismo no Congresso Nacional da Esclerose Múltipla.
Formadora no projeto “Redução do abandono escolar” – Associação RH+50 Quadros Seniores e Speaker no PIS – Portal de Inovação Social, BI de Boas Práticas – CIUL e CES/Lisboa.
Formação/Programa de motivação para desempregados na empresa de “Outplacement”- Transitar.
Speaker na semana do candidato na empresa Transitar.

 felicitatorofchange@gmail.com | T.M. 938619840

 

 

 

 Sónia Maria de Jesus André

 Médica Dentista

 

Nasceu em Luanda (Angola), em 1975.

Veio para Portugal com 3 meses de idade.

Frequentou o Instituto Gregoriano de Lisboa, tendo concluído o 5º Grau de Piano em 1991.

Em 1992 ganhou o 1º prémio num concurso de Literatura promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian, a nível das Escolas Secundárias (Escola Secundária do Lumiar nº1), com a poesia “A Timor – Memórias Acesas”.

Em 199 conclui a Licenciatura em Medicina Dentária, na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa, tendo sido convidada para docente de Medicina Dentária e Comunitária, cargo que ocupou até 2009.

Tem clínica própria, em Loures, desde 2002.

Escreve poemas e letras para canções em português e inglês.

Compões canções, principalmente para crianças.

Em 2015 foi convidada pela Dra. Marisa Oliveira e o Prof. Mário Simões para colaborar com os Agentes Ativos da Felicidade, através da Poesia.

Aceitou o convite, por se identificar com os objetivos propostos por esta equipa e por considerar que, através da simplicidade das suas palavras, é possível fazer pequenas, mas significativas transformações… Por um Mundo melhor!..

É uma Mulher em busca de um Ser Melhor!…