O que são a PTV e a OTV?

O que são a PTV e a OTV?

A Psicoterapia Trajetória de Vida (PTV) surgiu do questionamento da prática clínica dos autores que, após anos de trabalho, chegaram à conclusão que os paradigmas e referências temporais e espaciais dos pacientes estão a sofrer uma série de alterações e que a atuação na área da saúde mental deve estar adaptada essas mudanças. Sendo assim, a PTV é uma terapia breve, composta por oito sessões programadas, que une técnicas de hipnose, meditação e relaxamento aos princípios da Psicologia Positiva. Às sessões programadas podem juntar-se mais oito sessões intercalares, que devem servir para solucionar situações não resolvidas nos oito passos iniciais. Parte-se do princípio que o cliente, ao descobrir o melhor de si mesmo e compartilhá-lo com aqueles com quem convive socialmente, inicia um caminho que o conduz a um estado de mais bem-estar físico e psicológico.

A terapia pode ser aplicada a grupos ou pequenas comunidades locais, passando a chamar-se Oficina Trajetória de Vida (OTV). Nessa vertente, estão as mesmas oito sessões programadas, seguindo um protocolo idêntico, sendo que as sessões intercalares deixam de estar previstas. Em última análise, pretende-se atingir de forma direta o grupo ou a comunidade e que cada um se integra, contribuindo para a realização do que a Psicologia Positiva designa de comunidade positiva.

Sendo duas vertentes de uma mesma terapia, a diferença está na condução do método. As sessões individuais devem ser dirigidas por um psicólogo ou psiquiatra, já que cliente encontra-se em estado alterado de consciência, o que é contra-indicado em caso da existência de uma psicopatologia. As sessões de grupo, por sua vez, são guiadas depois de um simples relaxamento, o que possibilita que sejam orientadas por um terapeuta treinado.